Madre Teresa de Calcutá
"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.”
Campanha "Pilhão vai à escola"
18 de Outubro de 2017
Parabéns para todos nós
Juntos fizemos...fazemos e sempre faremos a diferença.
Obrigada, sem a vossa participação não teria sido possível contribuirmos para um ambiente melhor.
Dia das Bandeiras Verdes 2017
27 de Setembro de 2016
"Juntos fazemos a diferença..."
Hoje, logo pela manhã, seguimos com um destino muito especial - Mafra.
Pela primeira vez, o nosso colégio, foi convidado a participar no Dia das Bandeiras Verdes e foi galardoado com a Bandeira Verde, recebida pelas mãos de dois alunos pertencentes ao Conselho Eco-escolas do colégio, Matias e Tiago.
No Dia das Bandeiras Verdes – Galardão Eco-Escolas, é reconhecido o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde esta se insere.
Ora, assim sendo, significa que cada um de nós contribuiu para que isso fosse possível, para que o nosso colégio se tornasse a cada dia, mais amigo do ambiente.
A todos os que tornaram este desafio/ projeto possível, o nosso muito Obrigada!
"Juntos fizemos, fazemos e sempre faremos a diferença..."
A Coordenadora Eco-escolas
Educadora Carla Pinto
O Oleão já se encontra no nosso Colégio...
18 de Maio de 2017
O Colégio Paulo VI, através do Programa Eco-escolas estabeleceu uma parceria com a EGi - Gestão de resíduos, entidade responsável pela recolha e valorização dos óleos alimentares usados.
Convidamos toda a comunidade educativa a participar ativamente nesta campanha de recolha de óleo alimentar usado.
O Óleão encontra-se no hall de entrada do edifício da Creche, Pré-escolar e 1.º Ciclo, para a sua fase de apresentação e posteriormente será colocado no exterior.
Os Óleos Alimentares Usados (OAU) são um resíduo com alguma importância ao nível dos hábitos domésticos das famílias, resultando da fritura de alimentos.
Devido à sua complexidade e elevado potencial de contaminação dos recursos hídricos, é fundamental a separação e encaminhamento deste resíduo.
"Um litro de óleo é suficiente para poluir cerca de um milhão de litros de água, pelo que o esgoto nunca deve ser o destino a dar ao OAU, até porque podem danificar estas infraestruturas e potenciar o aparecimento de pragas. Por outro lado, poderão danificar os sistemas de tratamento das águas residuais (ETAR’s), uma vez que a gordura se acumula nos filtros, obstruindo-os e fazendo com que não funcionem devidamente, prejudicando o processo de tratamento das águas".
in Quercus
As últimas informações
Inauguração
21 de Março de 2017
Dia das BandeIras Verdes
27 de Setembro de 2017
A nossa Horta
Março de 2017
E - COLÉGIO
PROGRAMA ECO-ESCOLAS
Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.
O Programa Eco-Escolas pretende ser um contributo metodológico para uma educação participada e esclarecida em escolas onde educar é criar cidadãos conscientes e ativos pelo ambiente.
Aos alunos é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.
A proposta consiste na adoção de uma metodologia de que, articulando atividades de exploração de diversos temas, contribua para uma melhoria global do ambiente da escola e da comunidade.
As ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa, proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.
O Programa procura igualmente, estimular a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias, procurando contribuir para um maior envolvimento e participação em todo o processo, dos municípios, empresas, órgãos de comunicação social, ONGA's e outros agentes interessados em contribuir para o Desenvolvimento Sustentável.
Bem-vindos ao E Colégio...
Educar para o ambiente e desenvolvimento sustentável é indubitavelmente um fator decisivo na construção da Mudança.
E nós, Colégio Paulo VI, queremos participar ativamente nessa construção, com os nossos Alunos, Equipa Educativa e com as Famílias.
“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer “
Aristóteles